sexta-feira, 29 de abril de 2016

O que esperar de um possível Governo Temer: o governo de Ivo Sartori (PMDB-RS)


O que esperar de um possível governo Temer: o governo de Ivo Sartori (PMDB-RS)

Estamos na iminência de um Golpe de Estado que colocará fim no governo Dilma Rousseff. Infelizmente acredito que este quadro não seja reversível. E, para piorar, o Brasil ficará nas mãos de um novo governo do PMDB.

Mas, que tipo de governo poderemos esperar de Michael Temer?

 Como parâmetro posso apontar as iniciativas de Ivo Sartori (PMDB), governador do Rio Grande do Sul, para sair da crise econômica que o estado gaúcho está enfrentando. Dentre suas meditas estão: arroxo salarial do funcionalismo público e parcelamento de salários; inexistência de investimento em educação, segurança e saúde; e aumento de impostos.

Quanto à educação. As escolas não estão recebendo verbas básicas para merenda, limpeza e manutenção. Até abril os colégios haviam recebido apenas a parcela de janeiro, e isso só aconteceu no início deste mês.

Quanto à segurança. Desde que Sartori assumiu o governo do estado, o roubo de veículos aumentou 32%. Os assaltos aumentaram em 26,3% no mesmo período. Já os homicídios cresceram 3,5%. Para piorar, há falta de investimentos em armamentos e veículos, tornando a polícia gaúcha vulnerável aos criminosos. Soma-se a tudo isso o parcelamento dos salários dos policiais e agentes de segurança, que sequer recebem em dia.

Quanto à folha salarial. O problema não está somente nos parcelamentos dos salários. Para agravar a situação, o décimo terceiro de 2015 será pago, de forma parcelada, a partir de agosto de 2016. Sem que exista garantia de que realmente será pago.

Para completar, o governador aprovou na Assembleia gaúcha o aumento dos impostos. Medida que encareceu a sexta básica e tornou a gasolina gaúcha a mais cara do país.

Mesmo assim o governador aprovou o aumento de salário dos deputados estaduais e secretários de estado. E, claro, o seu próprio (pela segunda vez em 16 meses). Enquanto isso, respondeu aos professores que deveriam buscar o “piso” (salarial) numa loja de materiais de construção, depois, deu uma grande gargalhada.

Se compararmos o governo Sartori (PMDB) com o governo do petista Tarso Genro (2011-15), posso afirmar que em absolutamente tudo o governo atual é pior do que o anterior. 


E isso é só uma "palhinha" do que poderá ser o governo de Michel Temer como presidente do país.

Também não podemos esquecer que o PMDB já teve dois presidentes da república, José Sarney e Itamar Franco, coincidentemente (será?) nenhum dos dois foi eleito para o cargo, já que eram vice-presidentes de Tancredo Neves e Fernando Collor. Agora estamos na iminência de mais uma vez estarmos nas mãos desta corja.
J. Mercúrio
Preocupado, mas com esperança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário